Receitas:

Na medida do possível, vou adicionar as receitas nos comentários dos posts para compartilhar os sabores!!!

7 de jul. de 2013

Parraxaxá: Comidinha típica nordestina.

Parraxaxá é um tipo de grito de guerra que os cangaceiros usavam para levantar o ânimo do bando nos conflitos do sertão nordestino..

Este é o nome de um restaurante que vale a pena ser visitado e desfrutado quando for á cidade de Recife, em Pernambuco - nordeste brasileiro.

O ambiente é todo decorado como as casas típicas do sertão nordestino, porém com um toque de requinte.. São os próprios cangaceiros quem servem os clientes como garçons, vestindo trajes típicos... e não faltam detalhes para se observar enquanto se degusta qualquer das especialidades da casa.



Além de um imenso buffet de comidas e caldos típicos nordestinos e um buffet especialíssimo de doces do sertão, pode-se pedir a la carte: sucos de frutas locais, caipirinhas de frutas locais, escondidinho e tapiocas quentinhas e muito variadas (experimente  variações com carne seca e queijo coalho!)

O ideal é o buffet,  onde o cliente mesmo se serve a vontade e você paga por peso, assim, se tem a chance de provar um pouquinho de cada receita...é uma tentação, e o prato parece ficar pequeno diante de tanta variedade.
Perdição: Buffet de caldos, saladas, salgados e doces...


Nesta hora, vale romper preconceitos com ingredientes aos quais não temos familiaridade e costume de consumir, para poder sentir a tradição nordestina  de verdade! Lá, se consome muito a carne e a buchada de bode, por exemplo.
Eis o resultado:

Depois de uma provinha de um caldo típico feito de farinha de mandioca (macaxeira) e carne seca desfiada...
Mugunzá, baião de dois, farofa na manteiga, sarapatel de bode, pirão de creme de leite...

Os doces: bolo de cacau com creme de leite, bolo de milho cremoso, bolo de mandioca, curau...
MUGUNZÁ: prato salgado  caldoso feito com canjica de milho. Pode ser preparado doce com leite de côco.
BAIÃO DE DOIS: feijão verde cozido sem caldo temperado com coentro, cebola, bacon, paio, alho...pode ser servido sozinho, com arroz ou queijo coalho.
SARAPATEL DE BODE: refogado de buchada (vísceras) de bode bem temperado. 

Sem dúvida a comida nordestina é uma de minhas favoritas, pela fartura de temperos como cominho e coentro, pimentas, leite de coco, milho, carne seca e macaxeira...então tudo é delicioso e especial (confesso que o sarapatel não pretendo repetir - por preconceito!).. mas o pirão de creme de leite é algo que se encontra só por lá...nada a ver com o típico pirão de farinha de mandioca que acompanha frutos do mar... é um acompanhamento delicado e perfeito para os pratos tão bem temperados do nordeste.
Da mesma forma, o bolo de cacau tem um sabor bem forte e fica perfeito com o creme de leite...

Como o buffet é cobrado á quilo, você irá gastar de acordo com o tamanho de sua gula... eu me fartei! E a minha conta deu em torno de R$ 40,00.... valeu cada Real!!

O restaurante tem duas filiais em recife. Fomos na da praia de Boa Viajem, que é bastante turística.
O site do Parraxaxá tem o endereço e algumas fotos de abrir o apetite..

Nenhum comentário :

Postar um comentário

09 10 11 12
Blogging tips