Receitas:

Na medida do possível, vou adicionar as receitas nos comentários dos posts para compartilhar os sabores!!!

11 de set. de 2011

¨Guiso de quinoa¨ em Humahuaca


Guiso de quinoa
Em fevereiro/2011 tiramos alguns dias de descanso em Salta - noroeste da Argentina. Esta viagem nos rendeu muitas saudades gastronômicas. Uma delas foi quando fomos até a província de Jujuy, onde conhecemos Humahuaca. Uma cidade histórica e aconchegante onde se pode buscar em pequenas ruelas com calçamento de pedras, comidas típicas da região por um preço muito pequeno.

Nos separamos do grande grupo de pessoas falantes da excursão que contratamos e nosso almoço foi num pequeno típico restaurante todo construído com cardóns (cácto típico): El Portillo. Um lugar aconchegante onde pudemos ouvir o espanhol, inglês e o francês sendo falado nas outras mesas.

Entradas

Optamos pelo menu do dia, que inclui sempre uma entrada, prato principal e a sobremesa. Como estávamos a dois, tratamos de provar ao máximo as variedades: a entrada incluída empanadas fritas e beringela cozida com quejo de cabra. O prato principal foi Guiso de quinoa e a sobremesa uma panqueca de doce de leite (tipo um crepe).


Menú del día
Descrição: O Guiso de quinoa foi uma descoberta saudável, muito leve mas de sustância! Trata-se de um simples cozido de legumes com quinoa (ceral típico dos andes).
Sensação: A quinoa estala entre os dentes, dando uma consistência bastante peculiar ao prato feito apenas de legumes cozidos. É a sensação de estar comendo aqueles sopões caseiros, mas com algo  al dente como pequenas sementes frescas. Revigorante, Com certeza uma confortable food!! O prato de barro no qual foi servido também fez toda a diferênça!

Estes dias, fiz aqui em casa minha versão do quiso, com a quinoa que trouxemos de lá. E modéstia parte, ficou bem mais saborosa pois adicionei especiarias e carne... qualquer hora posto a receita!!


A receita está nos comentários...

Um comentário :

  1. A quinoa pode ser comprada hoje em casas de produtos naturais ou em grandes supermercados, na sessão de dietéticos e integrais.

    Receita de Guiso de quinoa:
    1. Separe uma xícara de quinoa de deixe de molho em água para hidratar.

    2.Prepare normalmente um picadinho de carne ou legumes de seu gosto e quase ao final do cozimento, acrescente a quinoa escorrida que estava de molho.

    3. O cozimento não passa de 5 minutos!

    Obs. Pode-se utilizar a quinoa em pratos como saladas, tabules, ou mesmo sobremesas e iogurtes.

    ResponderExcluir

09 10 11 12
Blogging tips